Goethe-Institut Porto Alegre
Fórum
Eventos
V Fórum Baukultur
Local
Goethe-Institut Porto Alegre
Rua 24 de Outubro, 112 - Independência
90510-001
Porto Alegre - RS
Brasil
(51) 2118-7800
https://www.goethe.de/ins/br/pt/sta/poa.html
Mostrar localidade no mapa
Idioma do evento
Português
Início do evento
21-03-2023 · 14:30
Final do evento
21-03-2023 · 18:00
organizador

Revitalização: Equilíbrio entre preservação e uso comercial

O evento busca discutir, juntamente com representantes dos setores da academia, iniciativa privada, poder público e sociedade civil, como realizar os processos de revitalização mantendo os interesses culturais e atingindo um equilíbrio entre viabilidade econômica e a preservação histórica e cultural. 


PROGRAMAÇÃO:

14h30 - PALAVRAS DE BOAS VINDAS: Ingrid Dahm e Klaus Bohne (Comitê Baukultur AHKRS).

14h45 - REPRESENTANTE TÉCNICO: Prof. Dr. Eduardo Grala da Cunha (Arquitetura UFPEL).

15h15 - REPRESENTANTE DA INICIATIVA PRIVADA: Profº Me. Lucas Volpato (Studio1 Arquitetura).

15h45  - REPRESENTANTE DO PODER PÚBLICO: Vaneska Paiva Henrique (Dir. de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Porto Alegre).

16h15 - REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL: Jaqueline Custódio.

16:45 hr - DEBATE: Klaus Bohne (Comitê Baukultur AHKRS).

17h15 - 18h00 - NETWORKING.


Certificados: O evento emitirá certificado de participação.

Apoio: 

ASBEA

Goethe Institut 

Diéli Fontoura

Diéli Fontoura

Comunicação e Eventos

Patrocinadores

Speaker

Ingrid Dahm

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Construções Sustentáveis pelo INBEC/UNICID, teve seu primeiro contato com arquitetura sustentável e edificações passivas trabalhando em projetos e execução na Alemanha. Possui vasta atuação no mercado de habitação de interesse social, na coordenação, aprovação e tramitação de projetos de grande porte. Atua no Cuboverde Arquitetura Sustentável, escritório, premiado no Saint Gobain de Arquitetura Habitat-Sustentável e também como 1º lugar em empreendimentos sustentáveis no SINDUSCON PREMIUM 2015. Atua em todos os setores da arquitetura sustentável. Palestra sobre construções sustentáveis em diversas faculdades e entidades. Atualmente integra a comissão Baukultur, da Câmara Brasil-Alemanha, promovendo eventos para discussões públicas sobre a qualidade do ambiente construído. Também está desde a gestão 2021 como Conselheira na Comissão de Exercício Profissional e recentemente na Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RS

Jacqueline Custódio

Advogada (FMP 2012), especialista em Direito Público, e bacharela em Artes Visuais (UFRGS 1999), com ênfase em fotografia, médica (UFRGS 1985), com especialidade em Medicina do Trabalho. Ativista pela preservação do patrimônio cultural, atuando como diretora jurídica da Associação de Amigos do Cais do Porto (AMACAIS), é a atual coordenadora do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro/RS e coordenadora adjunta do Núcleo RS/ICOMOS* Brasil, mestra no PPG Museologia e Patrimônio/UFRGS, com inúmeros cursos na área de patrimônio cultural. Atualmente, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional/UFRGS. Fez parte do Conselho Estadual de Cultura – CEC RS, do Colegiado Setorial de Patrimônio Material do Ministério da Cultura no Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC/MinC, do Conselho Municipal de Cultura/Porto Alegre e do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio 2017-2020(RS). Já atuou como parecerista do FUMPROARTE/PMPA, do FAC/RS e da Casa de Cultura Mario Quintana. Foi credenciada também como parecerista junto ao Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) do MinC e às Secretarias de Cultura de Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo e de Blumenau. Conselheira. Suplente no Conselho Municipal de Cultura e na Comissão Técnica Permanente de Avaliação de Projetos de Obra de Arte, Monumentos e Marcos Comemorativos em Espaços Públicos – COMARP. Membro da Comissão Organizadora da 5ª Conferência Estadual de Cultura Lei Aldir Blanc (2020).
* Sigla em inglês de Conselho Internacional de Monumentos e Sítios

Vaneska Paiva Henrique

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2006) e Mestrado pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura na mesma
universidade (2019). Entre 2007 e 2011, atuou como colaboradora em projetos de extensão no
desenvolvimento de estratégias para visualização e avaliação de impactos urbanísticos no Núcleo de
Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NTU | UFRGS). No período de 2011 a
2015, atuou como gerente de projetos em projetos de extensão no desenvolvimento de estudos de
apoio à elaboração de Planos Diretores Municipais, Planos Locais de Habitação de Interesse Social e
outros instrumentos de desenvolvimento urbano no NTU | UFRGS. Atualmente, atua na Prefeitura
Municipal de Porto Alegre, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
(SMAMUS | PMPA), como Coordenadora do Planejamento Urbano. Tem experiência na área de
Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes
temas: planejamento urbano, geoprocessamento e modelos digitais para arquitetura e urbanismo.

Lucas Bernardes Volpatto

É mestre em Arquitetura e Urbanismo: o Projeto como Investigação e Edificações Culturais - UniRitter / Mackenzie, pós graduado em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Edificado pelo CECI / UFPE e graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Uniritter (2008) onde atua como docente desde 2017 na graduação, pós-graduação e em grupos de pesquisas.

É presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre, e representa o Instituto de Arquitetos do Brasil. É conselheiro na Comissão de Patrimônio Histórico do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul) e é membro da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra de Porto Alegre.
É sócio fundador do Studio1 Arquitetura, atuando na área de projetos e execuções de conservação e restauro, atualização de espaços religiosos e em outras áreas da arquitetura.

Eduardo Grala

Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Pós-Doutor pela Universidade de Kassel, Alemanha. Consultor ad hoc de várias instituições de fomento a pesquisa. Membro de comitê de assessoramento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais.