Logotipo de Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul

70 anos de parceria entre o Brasil e a Alemanha.

skyline de Porto Alegre com as ilhas do Guaíba ao fundo
© 2018 Agência Preview - Banco de Imagens / Jefferson Bernardes
  • A Alemanha é o 4º maior parceiro comercial do Brasil [...] São mais de 600 empresas alemãs com presença no país [...] responsáveis por cerca de 10% do PIB brasileiro e por mais de 230 mil empregos. [...] Ainda assim, vemos potencial de estreitamento de laços entre os dois países em diversos setores, como energias renováveis e hidrogênio verde; tecnologia e inovação industrial, com principal destaque para inteligência artificial; sustentabilidade e economia circular; e, claro, educação — principalmente a técnica e a formação profissional em sistema dual. É em direção a este futuro que queremos nos mover.
    Cleomar Prunzel - Presidente da AHKRS
    Cleomar Prunzel Presidente
    Trecho editado do discurso oficial pelos 70 anos da AHK-RS.

O Estado do Rio Grande do Sul em números

  • 6º lugar EM EXPORTAÇÕES

    a nível nacional

  • 5,90 % Produto Interno Bruto (PIB)

    Participação do estado no PIB brasileiro

  • 5º país EM IMPORTAÇÕES

    do estado do Rio Grande do Sul

Acordo Mercosul-União Europeia

Concluído em dezembro de 2024, após mais de 20 anos de negociações, o Acordo de Parceria entre Mercosul e União Europeia cria a maior zona de livre comércio entre dois blocos, abrangendo mais de 750 milhões de consumidores e um PIB de cerca de US$ 27 trilhões.

 

Em um cenário de crescente unilateralismo, o Acordo representa um avanço estratégico para o Brasil e para o Rio Grande do Sul, ao ampliar a inserção internacional, diversificar parcerias comerciais e fortalecer a integração às cadeias produtivas europeias — fatores essenciais para a modernização da indústria nacional e a atração de investimentos estrangeiros.

flags from mercosul and UE
2025, compliant with OpenAI terms.