Senior Experten Service (SES)

O Senior Experten Service (SES) é um serviço de consultoria voluntária mantida pelo Ministério do Desenvolvimento da Alemanha, com apoio de diversas associações da economia alemã, a Câmara de Comércio e Indústria Alemã (DIHK), entre elas. Representada no Brasil pela Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, a iniciativa coloca ao alcance das empresas consultores nas mais diversas áreas. São profissionais aposentados e experientes, de técnicos a executivos, que emprestam seus conhecimentos, in loco e na prática, resolvendo problemas pontuais em indústrias, serviços e comércio.

Desde 1983, quando foi constituído, o SES já desenvolveu mais de 20 mil projetos em cerca de 140 países, entre eles o Brasil. Os profissionais atuam nas mais diversas áreas, como metalurgia, indústria química e alimentícia, e setor público. Um dos segmentos em que mais têm sido solicitados é o de instalação e manutenção de máquinas, aperfeiçoamento de qualidade e do design de produtos, além da introdução de novos processos produtivos.

Como o SES não objetivo lucro, as empresas que recebem um profissional alemão aposentado credenciado pelo programa investem apenas em passagem aérea, custos locais com hospedagem, alimentação e transporte, diárias para o consultor e uma taxa administrativa que varia de acordo com seu porte e capacidade.

O tempo de permanência do profissional vai de um mínimo de 3 semanas a um máximo de 3 meses. Não raro, o profissional retorna à empresa mais de uma vez, dando continuidade à sua assessoria.

Contato

Aline Martins
Representante da Fundação SES

(+55 51) 3222-5766
E-mail