Benefícios

Ao associar-se à Câmara, sua empresa passará a fazer parte de um ambiente de negócios efetivamente diferenciado. Veja por quê.

  • Contatos: Nos eventos promovidos pela Câmara, os associados se mantêm atualizados, com excelentes oportunidades de encontrar e dividir experiências com outras empresas. Entre eles, no Rio Grande do Sul, reuniões-almoço, grupos de intercâmbio, visitas temáticas, cursos e seminários, em nível nacional, Encontro Econômico Brasil-Alemanha, e, no exterior, Conferência Latino-Americana e diversas feiras na Alemanha. Quando solicitada, a Câmara também ajuda a estabelecer contatos de interesse específico dos associados.

  • Apoio: A Câmara coloca à disposição de seus associados sua ampla rede de conhecimentos para a busca de parceiros comerciais, tecnologia ou formação de joint-ventures. Associados podem contar com auxílio prático em suas relações comerciais no exterior, inclusive com a preparação de viagens de negócios. Por meio de um programa específico, o Senior Experten Service (SES), a Câmara ainda intermedia a vinda de técnicos alemães de alto nível, já aposentados, para atuar temporariamente nas empresas associadas, solucionando problemas pontuais. 

  • Divulgação: Associados contam com diversos canais para divulgar as novidades de suas empresas: neste site, na revista eletrônica AHK em Foco, e no periódico Brasil-Alemanha em Revista (todos abertos também à veiculação de anúncios, com valores especiais para associados). Anualmente, participam da edição do Livro de Associados, edição conjunta das Câmaras Brasil-Alemanha de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que circula nacionalmente e na Alemanha, colocando em evidências as empresas participantes.
     
  • Formação Profissional : A Câmara viabiliza ações para formar futuros colaboradores das empresas associadas, principalmente, e proporcionar aprendizado contínuo. Uma dessas iniciativas já em prática, implantada no Rio Grande do Sul com participação da Câmara, é o sistema de formação dual, o mesmo que ajudou a concretizar o “milagre econômico” da Alemanha no pós-guerra, a partir de 1945.
  • Acesso à Rede Alemã e Mundial: Associados da Câmara no Rio Grande do Sul passam a integrar uma rede mundial centralizada na Alemanha, mais destacado mercado da União Europeia. Por meio da Confederação das Câmaras Alemãs (DIHK), as 82 câmaras de indústria e comércio na Alemanha (IHK) e as câmaras alemãs no exterior (AHK), distribuídas em 120 cidades em 80 países ao redor do mundo, mantêm-se constantemente interligadas.
  • Promoção dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e de suas economias: O trabalho institucional da Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, em conjunto com outras entidades representativas, busca evidenciar as características e potencialidades econômicas dos dois estados. É contínua a tarefa de buscar a inclusão de ambos nos roteiros de delegações econômicas e oficiais vindas da Alemanha, bem como divulgar, naquele país, as possibilidades de investimento no Sul do Brasil, incluindo negociações de importação/exportação.

Para informar-se sobre associações ou esclarecer dúvidas, contate o setor de Assuntos Associativos pelo tel. (51) 3222-5766 ou pelo E-mail

Contato

Aline Martins
Associativo e Transferência de Tecnologia

Tel.: (+55 51) 3222-5766
E-mail